sexta-feira, 19 de novembro de 2010
Secretária pediu demissão II
A saida da secretária de Estado da Educação Yvelise Arco-Verde é sem dúvida uma grande perda para a Educação no Paraná. A professora Yvelise pautou sua atuação a frente da SEED-PR com dignidade, respeito a coisa pública e honradez aos milhares servidores da pasta sejam eles professores, agentes administrativos, de apoio efim, sejam eles QPMs ou PSS. Espera-se que o sucessor na pasta mantenha ao menos o nível de atuação dos programas na SEED-PR -que até o atual governo Requião-Pessuti, vinha sendo sucateada por governos anteriores. O próprio anúncio do governador eleito Beto Richa (PSDB) de que o seu vice Flávio Arns será o o secretário de Educação a partir de janeiro já dá mostras de que a Educação no Paraná vai continuar sendo tratada com respeito e como uma das prioridades da nova gestão- em que pese os adversários de palanque ainda continuarem boatando que o futuro governo vai sucatear a Educação. Aliás, isso é que não acreditamos. Assim como a professora Yvelise Arco-Verde demonstrou amor a causa educacional, o futuro secretário, Flávio Arns também demonstra muito carinho pela Educação. O que importa neste momento é que a secretária Yvelise cumpriu seu papel. Se não o fez mais, talvês seja pela limitação da pasta ou mesmo do cargo. Agora é acreditar que no futuro governo de Beto Richa a Educação e todos os seus profissionais sérios e dedicados, pelo menos aqui no Paraná, vão continuar recebendo o respeito que merecem. Pela Educação no Paraná: um até breve Yvelise Arco-Verde. Bem vindos Beto Richa e Flávio Arns.
Secretária de Estado da Educação pediu demissão do cargo
Apontando que a Educação Básica é hoje o maior desafio de um governo, a secretária de Estado da Educação Profa. Yvelise Freitas de Souza Arco-Verde pediu a pouco ao governador Orlando Pessuti (PMDB) a sua exoneração do cargo. Segundo ela, "a saída seria inevitável. Só foi um pouco antecipada. Por razões de ordem pessoal, pedi, hoje, ao Governador do Estado, meu desligamento do cargo e Secretária de Estado da Educação. Saio com a consciência tranquila de um longo e profícuo trabalho cumprido. Orgulho-me de ter o Estado do Paraná como referência nacional na área da Educação. Isso não aconteceu por acaso. Foram muitas mãos, muitas inteligências e muita crença que fizeram a grande revolução da nossa escola pública. A Educação é a área mais relevante do exercício da cidadania. Não é só compromisso político e social. É um objetivo precípuo e intrínseco de qualquer governo. A Educação Básica, por sua vez, é o lócus dessa luta, especialmente onde a história aponta um descaso de investimentos na formação e escolaridade da população. Foi essa crença que nos desafiou. O significado simbólico desse desafio traz a memória das lutas políticas que marcaram a defesa da Educação de qualidade, foco legítimo e presente entre todos os educadores até os dias de hoje e, certamente, ao longo de um futuro que se aproxima sempre". A Profa. Yvelise Freitas de Souza Arco-Verde citou ainda versos do escritor Guimarães Rosa para explicar sua atuação na SEED-PR:
"O correr da vida embrulha tudo.A vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem". Ela se despede do cargo mas, deixa em aberto que pode retornar num futuro não muito longe: "...Obrigada a cada um de vocês que me permitiram fazer parte dessa história da Educação Paranaense. Com o mesmo carinho de sempre, despeço-me com um até breve, em outros espaços educacionais", finalizou Yvelize Arco-Verde.
"O correr da vida embrulha tudo.A vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem". Ela se despede do cargo mas, deixa em aberto que pode retornar num futuro não muito longe: "...Obrigada a cada um de vocês que me permitiram fazer parte dessa história da Educação Paranaense. Com o mesmo carinho de sempre, despeço-me com um até breve, em outros espaços educacionais", finalizou Yvelize Arco-Verde.
sexta-feira, 12 de novembro de 2010
Justiça libera o Enem 2010
O desembargador Luiz Alberto Gurgel de Faria, presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, derrubou a liminar que suspendia o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizado no último fim de semana. Segundo a assessoria de imprensa do TRF, a decisão saiu na manhã desta sexta-feira (12). O exame havia sido suspenso na segunda-feira (8), em todo o país, depois de uma decisão da Justiça Federal do Ceará. A juíza Karla de Almeida Miranda Maia, da 7ª Vara, citou os erros verificados na prova e disse que a realização de uma nova prova poderia beneficiar um grupo de estudantes. De acordo com a decisão, também foram suspensas a divulgação do gabarito, a abertura de um site oficial para receber reclamações dos estudantes que se sentiram prejudicados e a realização da nova prova. Na quinta (11), a Advocacia Geral da União recorreu, a pedido do MEC. Odesembargador Gurgel de Faria entendeu que "a suspensão de um certame envolvendo mais de 3 milhões de estudantes traria transtornos" aos organizadores e candidatos de todo o país e que "a alteração do cronograma do Enem repercutiria na realização dos vestibulares promovidos pelas instituições de ensino superior". Na decisão, também é citado um prejuízo de cerca de R$ 180 milhões aos cofres públicos, referentes à contratação da logística necessária.O Ministério Público Federal do Ceará, autor da ação civil pública que resultou na liminar que suspendeu o Enem, informou que ainda não foi notificado.
quinta-feira, 11 de novembro de 2010
Procuradoria indica abertura de CEI contra Barbosa Neto
A Procudadoria Juridica da Câmara Municipal de Londrina opinou em parecer pela indicação de instauração de uma Comissão Especial de Inquérito contra o prefeito Homero Barbosa Neto (PDT). Ele é acusado de infração político-administrativo relativo a instituição da Guarda Municipal. A acusação contra o chefe do Executivo partiu do vereador afastado, Joel Garcia, (PDT), ex-aliado do próprio Barbosa Neto.
Na denúncia Garcia afirma que o Executivo pagou a uma empresa particular mais de R$ 600 mil para treinamento dos guardas sendo que este trabalho tería sido executado pela Polícia Militar. A empresa beneficiaria sería a Delmondes & Dias Ltda que venceu o certame licitatório e alega também ter pago os instrutores civis e militares pelo treinamento dos guardas municipais.
Na defesa encaminhada à Câmara o prefeito Barbosa Neto alega que já tomou as devidas providências para apurar a denuncia e se isentou das supostas irregularidades. O parecer da Procuradoria Juridica, no entanto, afirma que: "... como ordenador da despesa, o responsável legal é o chefe do Poder Executivo, ainda que exista ações e ou omissões de seus secretários. E tal fato não pode ser desconsiderado".
No parecer a Procuradora da Câmara Michelle Cristina Bazzo, afirma ainda:" ...somente após ajuizamento de ação civil pública questionando atos lesivos ao patrimônio público decorrentes da criação da Guarda Municipal é que se criou uma auditoria para averiguar se houve irregularidades ou não". A procuradora sugere ainda que a CEI seja criada, mas com a ressalva de que a comissão poderia aguardar também o resultado da auditoria interna determinado pelo prefeito para dar andamento aos seus trabalho.
quarta-feira, 10 de novembro de 2010
Ciap, PSF e Samu...imbróglio!
Mais do que nunca é preciso dar um basta a situação que envolve os trabalhadores tercerizados do PSF que atente a Prefeitura e o Ciap, responsável pela execução do serviço. Os trabalhadores, assim como o pessoal do Samu estão parados e a população prejudicada. Será que na hora do prefeito Homero Barbosa (PDT) dar uma solução para o problema abrindo contratação por meio de teste seletivo simplificado, permito por lei para resolver esse imbróglio?
Enem...
E a novela do Enem continua. Muito está se falando. É a segunda vez que o concurso do Enem apresentou problemas. Mas poucas são as ações efetivas do governo federal para solucionar o problema, principalmente o do último final de semana e que pode devolver a credibilidade ao Exame Nacional do Ensino Médio. Mais: Se não fosse final de mandato do presidente Lula, o ministro Haddad já teria pedido exoneração do cargo ou "convidado" a sair?
sexta-feira, 5 de novembro de 2010
Eleição acabou, mas aqui....
Em que pese o fim do pleito de 2010, as especulações em torno de nomes a sucessão municipal já começam a surgir em pequenas e ainda timidas rodas de pessoas ligadas principalmente a políticos e a partidos políticos. Nomes exitem, e vários. Um deles o do ainda presidenete da Câmara de Vereadores José Roque Neto, dos deputados federais reeleitos Luiz Carlos Hauly, (PSDB) e André Vargas (PT), além é claro do atual prefeito Homero Barbosa Neto (PDT). Já o deputado estadual Luiz Eduardo Cheida, (PMDB), que em conversa com amigos têm manifestado a intenção de voltar a Prefeitura, poderá ter muitas dificuldades. Por ser o único representante de Londrina Cheida deve ser cobrado quanto a sua permanência na Assembléia Legislativa. Nem mesmo a possibilidade de o médico e ex-vereador Tercilio Turini (PPS) de assumir uma cadeira na AL aplaria a ira do eleitor. É que Turini é suplente e pode perder a cadeira a qualquer mudança de postura política do titular. Ou seja, a Cidade de Londrina possui apenas um assento efetivo na Assembléia Legislativa.
Fim do periodo eleitoral. Começam as especulações!
Com o fim do pleito de 2010 que elevou a ex-chefe da Casa Civil, Dilma Roussef, (PT), a primeira mulher presidente do Brasil, começaram as muitas especulações em torno de nomes para o primeiro escalão. Um dos mais fortes e disparados é o nome da ainda senadora Marina Silva (PV) que se especula já teria até conversado com a presidente eleita. No entanto, Dilma Roussef desconversa e diz que falar em nomes agora é prematuro, muito menos marcar uma data para anunciar os nomes que vão compor a sua equipe de governo.
Assinar:
Postagens (Atom)